07 ago 10 truques para se comunicar com mais efetividade
Você já ouviu a expressão: não é o que você diz, mas o que a pessoa ouve? Este é o subtítulo do livro As Palavras que Funcionam, do consultor político americano Frank I. Luntz. Considerado um guru da opinião pública, Luntz ficou famoso por desenvolver mensagens e discursos para políticos americanos. Foi a partir desta experiência que ele selecionou as 10 principais lições que aprendeu para se comunicar com mais assertividade:
1. Seja simples
Evite palavras difíceis e que forcem o leitor a procurar pelo significado no dicionário. A maioria não fará isso. Pode ser pior: o seu público pode entender mal ou errado. Você não será ouvido se falar a língua do seu público-alvo.
2. Seja breve
Use sentenças curtas e seja breve. É fácil recordar-se de slogans. São simples, memoráveis e passam a mensagem.
3. Passe credibilidade
As pessoas precisam acreditar em você. Se houver qualquer contradição, as palavras perdem o impacto. As palavras devem ter sinceridade e não podem enganar o leitor. Lembre-se: as palavras que você usa se tornam você.
4. Mantenha a consistência e a coerência
Algumas empresas insistem em mudar as campanhas e as mensagens com certa frequência. No momento em que o público começa a reconhecer e a lembrar de uma mensagem particular, ela já foi alterada. O caminho é manter a coerência no discurso.
5. Ofereça algo novo
Não necessariamente precisa ser uma informação inédita. O que importa para o leitor é a sensação de descoberta, uma espécie de “uau, eu nunca pensei sobre isso dessa forma”.
6. Brinque com os sons
O som de uma leitura é tão memorável quanto as próprias palavras. Uma frase com uma série de palavras com a mesma primeira letra tem uma cadência silábica mais memorável do que uma coleção aleatória de sons.
7. Atenção no tom e na entonação
A mensagem pode transmitir as informações que as pessoas querem ouvir. Esta também é a chave para a linguagem de aspiração de sucesso. Personalizar e humanizar a mensagem ajuda a desencadear a memória emocional.
8. Visualize
Ajude a transformar as palavras em uma imagem nítida da mensagem que você quer transmitir. O uso de recursos visuais para compor a história ajudam a visualizar e também a sentir.
9. Faça perguntas
As vezes não é o que você diz, mas o que você pergunta que faz a diferença. Você se lembra: é Tostines porque vende mais? Este recurso auxilia na construção da mensagem e do seu valor.
10. Contextualize e explique a relevância
Você tem que dar ao leitor o porquê de uma mensagem antes de dizer-lhe o portanto e para que. Se não é importante para o público-alvo, não será ouvido. Com tantas mensagens e tantos veículos de comunicação competindo pela atenção, o consumidor deve enxergar valor individual.