5 frameworks para planejar a sua estratégia digital - Tot Conteúdo Digital
conteúdo, digital, branded content, digital content, texto para internet
18910
post-template-default,single,single-post,postid-18910,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-16.9,qode-theme-bridge,disabled_footer_top,disabled_footer_bottom,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive

5 frameworks para planejar a sua estratégia digital

5 frameworks para planejar a sua estratégia digital

Se você falha em planejar, está planejando falhar.

Não é preciso se estender muito mais em explicações após esta frase do Benjamin Franklin, né. Mas parece todo mundo se esquece desta fase. Planejar é ter um objetivo e traçar um caminho para atingi-lo. É saber exatamente qual é a sua participação e qual é a contribuição necessária dos demais participantes da equipe. E, principalmente, é ter metas e resultados para apresentar.

Um bom profissional pode mostrar o seu valor elaborando um plano estratégico eficiente e claro para toda a equipe. O primeiro passo é reunir todas as informações relevantes para o trabalho. Históricos, ações já realizadas, metas para o futuro: todos estes dados serão analisados e transformados em um novo caminho estratégico para a empresa.

Para facilitar a organização das informações e deixar claro para todos, há inúmeros frameworks de planejamento disponíveis. Com estes modelos fica mais fácil entender todo o processo de trabalho, passando pelos caminhos estratégico, operacional e tático. O plano também ajudará na integração da equipe Digital com os demais times da empresa

5 modelos de planejamento digital:

SOSTAC

O modelo que utilizamos na Tot Conteúdo Digital é o Sostac. Este método de planejamento foi proposto pela empresa PR Smith especialmente para as empresas do segmento de comunicação. O diferencial deste método é a sua simplicidade. Para cada uma das 6 fases há uma série de informações que precisam ser reunidas ou acordadas com a liderança da empresa. Mas este modelo facilita o trabalho porque cobre as principais questões que precisam estar presentes no seu planejamento.

Tot Conteúdo Digital - Planejamento Estratégico SOSTAC

Matriz SWOT

Esta matriz é um poderoso recurso adotado por muitas empresas para entender em que condições a instituição se encontra e quais são as dificuldades e desafios. A tradução de SWOT significa:

  • forças, fraquezas (ambiente interno);
  • oportunidades e ameaças (ambiente externo);

Para usar este método, lembre-se de se concentrar nas questões relativas à comunicação digital. É fácil misturar desafios de negócio com os desafios de digital.

5 S do marketing digital

Existe o método de 5 S da Qualidade, mas não é o caso no planejamento digital. Aqui, a estratégia é focada em marketing digital, com ênfase no universo de vendas online.

  • Sell – ter uma estratégia de venda online;
  • Speak – falar com consumidor;
  • Serve – adicionar valor ao seu produto;
  • Save – mostrar as vantagens;
  • Sizzle – despertar a atenção.

7Ps do marketing

Este é um dos métodos mais antigos a disposição dos planejadores. É composto por um mix completo de informações que contribui tanto para o planejamento do negócio, quanto para de comunicação digital. O importante de reunir estas informações é ter a visibilidade completa de todo o ciclo de desenvolvimento e vendas.

  • Produto;
  • Preço;
  • Praça;
  • Promoção;
  • Pessoas;
  • Evidências Físicas;
  • Processos;

RACE

É um dos modelos mais fáceis de aplicar para planejar a sua estratégia de Funil de Vendas. O método RACE ajuda a entender toda a jornada de compras do consumidor, desde o primeiro contato com a empresa, até o relacionamento pós-venda. Este framework é essencial porque permite a criação de uma estratégia mais assertiva, inclusive um plano tático para cada momento de compra.

O modelo RACE foi criado pela empresa Smarth Insights. Há outros frameworks disponíveis com o mesmo conceito e denominações parecidas. Aqui na Tot Conteúdo Digital adotamos este modelo porque é de fácil visualização das oportunidades de comunicação para cada etapa do funil.

RACE significa em português:  Atrair (reach), Interagir (interAct), Converter (convert) e Engajar (engage).

Em ATRAIR, o consumidor está na fase da Exploração. Ele está pesquisando por um produto ou serviço em mecanismos de busca. Neste momento, ele talvez não conheça a sua empresa ou sabe muito pouco sobre o seu negócio.

Em INTERAGIR, o consumidor já está na fase da Tomada de Decisão. Ele já conhece algumas empresas e seus concorrentes e está analisando qual é o melhor. A estratégia nesta fase é convence-lo de que a sua empresa é melhor que o concorrente.

Em CONVERTER as estratégias de comunicação são mais assertivas para convencer o cliente em fechar o negócio com a empresa. Quando mais conteúdo informativo e diálogo, mais facilmente pode ser fechada uma compra.

Após fechar a compra, é necessário continuar o relacionamento com o cliente. Nesta etapa é necessário ENGAJAR o cliente para transforma-lo em advogado da marca.

Tot Conteúdo Digital - Estratégias de Planejamento RACE



%d blogueiros gostam disto: