Flywheel Marketing ajuda sua agência a melhorar resultados em longo prazo - Tot Conteúdo Digital
No efeito Flywheel Marketing, o esforço para o impulso inicial é bem grande. Mas depois de implementado, o resultado será mantido com mais facilidade.
Flywheel; marketing; conteúdo, digital
18677
post-template-default,single,single-post,postid-18677,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-16.9,qode-theme-bridge,disabled_footer_top,disabled_footer_bottom,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive

Flywheel Marketing ajuda sua agência a melhorar resultados em longo prazo

Você já pensou em desistir da estratégia de marketing de conteúdo e sugerir ao seu cliente investir em mídia paga? Seja sincero. Muitos profissionais de marketing sentem-se desapontados com o retorno mais demorado de algumas campanhas de conteúdo ou SEO. Você não é o único. De um lado está o seu cliente, cobrando por resultados rápidos. Do outro lado está a sua equipe, desdobrando-se para encolher o prazo de retorno destas iniciativas de marketing digital. Como líder você se pergunta: o que fazer para agilizar esta engrenagem?

A resposta para este dilema pode estar no conceito de Flywheel Marketing. Mas para entender o que é este conceito, é importante rever a dinâmica do trabalho desde o lançamento até a conquista de autoridade no ambiente digital. Vamos dizer que sua equipe gerencia sites de vários clientes e está tentando otimizar para ganhar relevância. Após algum tempo, o resultado começa a aparecer. Você mapeia os primeiros seguidores, os novos assinantes de newsletters ou o aumento do número de comentários.

Depois de um certo tempo, você percebe uma mudança ainda maior nesta rotina. A audiência cresce numa velocidade maior. As postagens passam a aparecer mais rapidamente nos primeiros resultados de busca. Quanto maior a sua autoridade e influência, fica mais fácil de o site ser localizado e o conteúdo compartilhado. A partir de um momento, esta engrenagem começa a funcionar sozinha.

Mas o que é Flywheel Marketing

Este é o efeito do Flywheel Marketing. O esforço para o impulso inicial é bem grande. Mas depois de implementado, o resultado será mantido com um esforço bem menor. Basta alimentar o sistema que gera esta energia.

O conceito Flywheel – engrenagem – é emprestado da física. Lembram-se das aulas do ensino médio? Trata-se do princípio da Inércia, formulado por Galileu. Um corpo permanece parado. Para alterar o seu momento de inércia e coloca-lo em rotação, é necessário exercer uma energia sobre ele. Uma vez em movimento, o corpo manterá o mesmo estado, a não ser que alguma coisa aconteça.

Viram a semelhança com o trabalho realizado todo o dia? Começar o trabalho é difícil e demorado. O esforço para conquistar os primeiros seguidores, fãs, links ou inscritos em e-mail demanda uma energia enorme. O tempo investido também é longo. Mas uma vez que a engrenagem começou a rodar, basta continuar alimentando para ela continuar a girar. 

A partir deste momento, não há mais necessidade de um esforço grande para atrair a atenção do público. A atenção já foi conquistada. Mas é preciso manter o trabalho regular, senão todo esforço terá sido em vão.

As 3 regras de ouro do Flywheel Marketing

É necessário saber e cumprir três regras básicas para que a estratégia criada atinja este estágio de impulso próprio. Ou seja, que obtenha resultados sem o grande esforço inicial. Mas é importante lembrar que estes resultados são de médio e longo prazo, ok.

# 1 – Não pare a engrenagem

Você deve estar disposto a investir mais e por um período maior em técnicas Flywheel. Quanto mais contínuo é o seu trabalho, maior será a sua visibilidade e mais pessoas você poderá atingir. O efeito de multiplicação da tática Flywheel só aparecerá se o trabalho for constante.

# 2 – Não desista

Pode parecer desmotivador algumas vezes, mas você está no caminho certo. Existe, sim, o risco de você viver experiências malsucedidas. Por isso fique atento e identifique os problemas rapidamente. Aprimore a sua estratégia e aprenda com os seus erros.

# 3 – Entenda cada plataforma

O conceito de Flywheel pode ser aplicado em diversas etapas ou funcionalidades da sua estratégia digital. Fique atento a isso e aprenda como trabalha melhor cada plataforma ou momento. Com o passar do tempo, você será capaz de identificar as melhores práticas para cada plataforma e obter o melhor resultado.

O resultado é o que diferencia uma estratégia baseada em táticas Flywheel Marketing de uma que não utiliza. O trabalho é realmente árduo no início. Mas mantendo a sua estratégia girando você nunca mais precisará fazer todo o esforço inicial para sair do lugar.

Imagem: Freepik



%d blogueiros gostam disto: