02 jun 5 dicas para um site altamente eficaz
O site é o principal ponto de contato do cliente com a sua empresa. É nele que estão organizadas as informações de quem você é, o que você oferece e quais são os seus diferenciais no mercado. É basicamente isso que o cliente quer saber, além ter uma experiência de navegação fácil. Você não quer perder um potencial cliente porque ele não localizou facilmente as informações, certo?
Diferente das mídias sociais, o site é o seu veículo próprio de conversa com o seu cliente e não há nenhum intermediário neste diálogo. Você pode utiliza-lo como meio de divulgação de informações ou para testar, aprender e aperfeiçoar suas abordagens com o cliente.
Para ter certeza de que seu trabalho dará resultado, confira 5 passos para construir um site altamente eficaz:
Ter uma estratégia
Não adianta você ter um site com muito conteúdo, mas sem estar vinculado a uma estratégia de comunicação mais ampla. O site é o um ambiente totalmente controlado e você pode estrutura-lo para obter infinitos insights. Você pode testar que tipo de conteúdo tem mais relevância para o público e quais são as principais dúvidas dos clientes. Auxilia muito na compreensão de que tipo de abordagem funciona e qual não é aderente, além de direcionar para as melhorias necessárias na atual estratégia.
Ter uma estratégia de venda de produtos também é fundamental. É possível criar landing pages especiais para produtos e vincular estas páginas ao CRM da empresa. Estes leads são qualificados e carregam várias informações essenciais para o time de vendas. Ter esta estratégia planejada faz parte da evolução da maturidade digital da empresa.
Pesquisa de palavras-chave
Você sabe qual é a sua estratégia e onde quer chegar, mas sabe como o seu cliente busca pelo seu produto ou serviço? Fazer a pesquisa e criar o planejamento de palavras-chave são ações fundamentais para ter um site altamente eficaz. Este trabalho é útil tanto no desenvolvimento da arquitetura de informação quanto na produção de conteúdo para o site e, mas tarde, para a produção regular de artigos.
Ter clareza nas palavras-chave mais importantes também é essencial para o trabalho de SEO do site. O bom é que existem diversas ferramentas que ajudam nesta pesquisa. Confira aqui algumas delas:
- Planejador de Palavras-Chave do Google: é útil para pesquisar as palavras e criar grupos de anúncios de divulgação. A ferramenta fornece estatísticas, custo médio e o volume de pesquisas do público. Também ajuda a planejar a estratégia long tail, ou seja, quais são as palavras do universo amplo e que são igualmente importantes para o seu negócio.
- SemRush: É uma das mais completas ferramentas de pesquisa e planejamento digital. Dá para investigar muita coisa com ela: quais são as principais palavras, quais são os sites relacionados a elas e quais palavras levaram mais visitas a estes sites.
Além disso, também já utilizamos:
Arquitetura de informação
User Experience (UX) é pensar o site entendendo qual é o melhor caminho para oferecer a melhor experiência para o meu cliente. Ter boa usabilidade é fundamental para o site altamente eficaz. O bom site é fácil de navegar. O cliente localiza as principais informações com rapidez e sem gastar muito tempo.
Existe uma teoria de que as pessoas fazem leitura “escaneável” nos sites, ou seja, passam o olho para ver se é aquilo mesmo que estão buscando. Leve este item em consideração ao criar o site. Faça antes um wireframe, e teste com colaboradores e conhecidos.
Wireframe é um protótipo do site e pode ser construído de forma navegável. Se você tiver interesse em saber mais sobre UX assista na UX Academy uma palestra online gratuita.
Ferramentas de análise
A principal ferramenta é o Google Analytcs. É simples de instalar e fornece dados essenciais para o dia a dia do trabalho, como número de acessos, conteúdos mais relevantes, página de saída do site, entre outros. Há mais inúmeras ferramentas disponíveis no mercado para ajudar tanto a avaliar a performance do site quanto o que é necessário fazer para melhorar.
Responsivo
Não é muito uma dica, mas uma determinação: o seu site tem de ser responsivo, ou seja, funcionar em desktop e mobile. A pesquisa sobre acessos à internet no Brasil mostra que o acesso mobile já ultrapassou o desktop. Você não quer ficar de fora porque o seu cliente não consegue acessar o seu site pelo celular, né?