
07 abr Estratégia digital B2B baseada no conceito: spend time x invest time
Você já parou para pensar por que as redes sociais cresceram exponencialmente em tão pouco tempo? Porque somos todos seres sociais. Com o apoio do grupo o homem conseguiu sobreviver e chegar até os dias de hoje. Só que a necessidade agora é outra: conviver com o grupo e compartilhar com ele experiências e informações.
Nós podemos ser classificados hoje como seres sociais 3.0. Somos colaborativos por natureza. Usamos as nossas experiências para informar e auxiliar outros em suas tomadas de decisões. Este é um ponto importante para destacar: usamos nossa rede de relacionamentos para nos conectar e comunicar.
As empresas do mercado B2C tomaram conta das mídias digital rapidamente e construíram laços importantes com seus consumidores. Mas muitos profissionais do segmento Digital questionam e eficácia das estratégias em redes sociais para o segmento B2B.
Este é um dos grandes equívocos nas estratégias de comunicação digital. É claro que, como um ambiente social, os conteúdos engraçados e de entretenimento geram mais engajamento. Realmente, tem muito conteúdo engraçado sendo compartilhado por ai.
Mas gostaria de ponderar com vocês uma frase do Jason Miller, que é sênior Manager Content & Social do LinkedIn. Segundo ele, as pessoas gastam tempo no Facebook e investem tempo no LinkedIn. Pode ser uma afirmação enviesada? Até pode porque o executivo trabalha no LinkedIn. Mas que esta discussão de Gastar Tempo X Investir Tempo faz todo sentido, isso faz.
Profissionais utilizam as redes sociais para compartilhar conteúdos que agregam. O LinkedIn, por exemplo, é a rede com maior alcance para as publicações de negócios. Diariamente, milhares de pessoas postam conteúdos de terceiros ou mesmo compartilham suas experiências e percepções no Pulse, a ferramenta de gestão de conteúdos desta mídia social.
Durante uma parte do tempo, profissionais buscam nos canais sociais pelo entretenimento. Mas este grupo também vai investir seu tempo em busca de informações importantes. É este espaço que as empresas do segmento B2B podem ocupar, produzindo e compartilhando informações relevantes.
Outros benefícios da estratégia digital B2B em redes sociais:
- direcionam tráfego para o site da empresa;
- cria awareness da marca, assim como reforça a reputação;
- permite começar um diálogo para apresentação de soluções e resolução de problemas;
- permite interação com o consumidor, assim como “escutar” o que eles estão falando;
- aproxima o potencial cliente com os profissionais da empresa;
- auxiliam na amplificação do conteúdo;
- pode ser parceiro do cliente, ajudando-o a obter sucesso e reconhecimento em suas redes profissionais;
- não é volume, mas qualidade e profundidade da conexão com o leitor.