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6 KPIs de Marketing de Influência que você deve conhecer

6 KPIs de Marketing de Influência que você deve conhecer

Você concluiu uma extensa pesquisa de influenciadores e examinou todas as suas contas de mídia social. Sua campanha de marketing de influência está prestes a decolar. Mas antes você precisa descobrir quais parâmetros de sucesso você deve acompanhar. E você não tem a menor ideia do que deveria ser. Soa muito familiar, não é?

Há uma infinidade de informações e ferramentas disponíveis para ajudá-lo com suas necessidades de gerenciamento e descoberta de influenciadores. Mas quando se trata de acompanhar o desempenho de sua campanha, pode parecer que você está mergulhando de cabeça em um poço sem fundo.

Apesar do seu conhecimento da importância dos indicadores de desempenho, você não tem certeza sobre quais deles são os mais adequados para você. Então, para facilitar as coisas, compilamos esta lista de importantes KPIs que podem beneficiar a todos.

1. Tráfego do site

O tráfego do site é facilmente o primeiro KPI de marketing de influência que pode ajudá-lo a determinar o sucesso dos seus esforços de marketing. Para medir o aumento no tráfego, você pode usar ferramentas como o Google Analytics . Você pode configurá-lo para medir métricas como as listadas abaixo para um período específico.

  • Novos usuários: medir o número de novos usuários que visitam sua página pela primeira vez. Isso pode ajudar você a determinar se a conscientização de sua marca está melhorando.
  • Total de sessões: verifique o número total de sessões registradas no site para o período especificado.
  • Tempo no site : mensurar o tempo médio gasto pelos usuários em seu website ajuda você a descobrir suas taxas de rejeição.
  • Total de visualizações de página – é uma medida do número de páginas que foram consumidas durante o período de tempo mencionado. Dessa forma, você sabe onde seus usuários passam a maior parte do tempo.
  • Visitas de referências : isso ajuda você a acompanhar quais pessoas influenciam o tráfego para seu site.

Se você usa o Google Analytics, os dados históricos antes de implementar sua campanha de influência podem ajudar em uma análise comparativa. Um conselho, use sempre os URLs da campanha para rastrear a origem do tráfego do seu website. Não há um número fixo em relação ao aumento na porcentagem de tráfego do website. Mas se acertar sua campanha de influenciador, você pode conseguir resultados incríveis.

2. Conscientização sobre Mídias Sociais

YouTube, Instagram ou Snapchat. Um influenciador pode estar em qualquer plataforma. No entanto, o conteúdo que você cria em colaboração com eles também deve beneficiar seus perfis de mídia social. Embora possa parecer uma métrica elementar, a conscientização da marca tem um papel significativo quando se trata de marketing.

Acompanhar o crescimento da mídia social é um KPI de marketing de influência relativamente fácil de medir. Medir a eficácia de uma campanha de influenciadores visando a impulsionar o crescimento da sua mídia social envolve algum acompanhamento manual. Isso é particularmente importante se você quiser atribuir qualquer aumento de crescimento a um influenciador em particular.

Caso contrário, se você estiver procurando rastrear tendências, pode sempre dar uma chance aos recursos analíticos da própria plataforma. Outra métrica que você deve estar olhando é o crescimento de seu público-alvo. Não basta simplesmente medir o crescimento do seu público. É igualmente importante acompanhar os dados demográficos para os quais você está tentando transmitir sua mensagem. Acontece que isso também é algo que as ferramentas analíticas embutidas nas plataformas de mídia social podem ajudar a fazer. Verifique o relatório de dados demográficos para acompanhar.

Quando você monitora o agrupamento de seu influenciador, ele permite que você veja se eles estão ou não criando conteúdo que elimina o envolvimento do público. Isso permite que você faça alterações pertinentes à sua estratégia. Assim, permitindo que você maximize seu ROI.

3. Taxas de Envolvimento de Influenciadores

Temos de enfatizar a importância de monitorar as taxas de engajamento de seus influenciadores. De acordo com um relatório publicado pela Linqia, o sucesso do marketing de influência acaba se reduzindo à taxa de engajamento. Mais de 80% dos entrevistados acreditam que o engajamento é o KPI final de marketing de influenciadores e todos os outros são inferiores em comparação.

A quantidade de envolvimento que seu conteúdo recebe é uma medida definitiva de sucesso. O engajamento, no entanto, não deve ser confundido com o alcance do conteúdo. Engajamento é a interação real que seu conteúdo recebe.
Para medir suas taxas de engajamento de influenciadores, mantenha um controle sobre essas métricas:

  • Cliques: os cliques são uma maneira de descobrir os níveis de interesse em seu público. No entanto, também é importante ter um bom equilíbrio entre cliques, curtidas e compartilhamentos.
  • Likes: Likes é a maneira mais simples de medir a apreciação do conteúdo. Eles também ajudam a quantificar, até certo ponto, o burburinho em torno do conteúdo do seu influenciador.
  • Compartilhamento: As ações são outro indicador da qualidade do conteúdo. Se as pessoas recomendam seu conteúdo para os círculos de mídia social, é mais provável que recomendem seus produtos também.
  • Reações: O algoritmo do Facebook dá mais peso para postar reações do que likes. Eles são um indicador melhor para entender o sentimento em relação ao conteúdo.
  • Comentários: Dependendo do número e da natureza dos comentários, você pode dizer se o seu público gosta ou não do seu conteúdo.
  • Menções de marca: A medição de menções de marca permite que você acompanhe onde seu conteúdo está sendo discutido e ampliado.

Quando você mede o engajamento, acompanhar o Custo Por Engajamento (CPE) é outro KPI importante de se analisar. É ele que lhe dará uma ideia do dinheiro investido por clique. Ao usá-lo, você pode entender em um nível de marca como os consumidores estão reagindo a você e não apenas às suas ofertas.

4. Geração de leads e Taxas de conversão

O objetivo final de qualquer campanha de influenciador é aumentar sua geração de leads, vendas e taxas de conversão. Tudo isso é consequência da visibilidade aprimorada da marca e do envolvimento do público. Obviamente, então, você precisa medir sua geração de leads e taxas de conversão.

Identificar os canais de marketing e os influenciadores que geram mais leads para sua empresa pode ser fundamental para  maximizar o ROI . Ajuste sua campanha para produzir mais e melhor conteúdo nos canais que estão se mostrando mais eficazes.

Existem inúmeras ferramentas analíticas que você pode usar para medir esse KPI. O Google Analytics, sem surpresa, é uma ferramenta que pode ajudar a realizar o trabalho. Ao usar o Relatório de Aquisição de Clientes, você pode verificar seus canais de tráfego. Você pode até avaliar o desempenho de sua campanha nas mídias sociais com base nos leads gerados.

Não basta simplesmente medir os leads gerados graças à sua campanha de influenciadores. É mais importante medir o número de leads realmente convertidos em vendas. O acompanhamento de conversões é tão importante quanto, se não mais, que um KPI de marketing de influência.

Uma alta taxa de conversão é essencial. Afinal, na maioria dos casos, o objetivo do marketing de influência é impulsionar as vendas. Eu digo “na maioria dos casos” porque às vezes as marcas usam marketing de influência apenas para ganhar visibilidade e não para vendas.

5. Vendas

Tendo já coberto as taxas de geração e conversão de leads, a próxima métrica que veremos é a das vendas. É o indicador mais básico, ainda que maior, que você deve analisar se esse é o objetivo da campanha. Ao aproveitar os influenciadores, há várias maneiras de impulsionar suas vendas, como links de afiliados, códigos promocionais e muito mais. Para ajudar a avaliar as vendas que chegam por meio de seus influenciadores, você pode usar links rastreáveis e códigos exclusivos.

Dessa forma, você sabe o impacto exato das vendas que cada um dos influenciadores tem em sua empresa. Os links afiliados têm a vantagem adicional de mostrar as taxas de cliques, o número de vendas e os valores médios de cada compra. Quando você usa códigos promocionais especiais para influenciadores, seus KPIs vão além das vendas. Eles também permitem que você acompanhe suas compras futuras.

6. Retorno do Investimento

Você escolheu um influenciador confiável, criou um conteúdo maravilhoso e o publicou. Agora, se o seu principal objetivo é impulsionar suas vendas, seu retorno sobre o investimento (ROI) é outro KPI de marketing de influência importante.

Não é suficiente estar trabalhando com influenciadores que o ajudam a construir uma enorme base de seguidores. Embora isso possa melhorar a variedade de exposição da sua marca, eles não necessariamente equivalem a altas vendas. Você precisa entender e medir o custo que está tendo para as vendas geradas por seus influenciadores.

Acontece que calcular o ROI de uma campanha de marketing de influência é um grande desafio enfrentado pelos profissionais de marketing globalmente. De fato, o anteriormente citado relatório da Linqia coloca o número de profissionais de marketing que enfrentam esse problema em 78%. Aqui estão algumas dicas para ajudar você com sua medição de ROI:

  • Defina seu orçamento – tenha uma ideia clara de quanto você pode gastar na campanha.
  • Work Out Influencer Worth – saiba o quanto cada influenciador realmente vale a pena. Isso pode ajudá-lo com seus lançamentos, bem como com suas alocações orçamentárias.
  • Definição de metas – defina suas metas de campanha desde o início e planeje os esforços de marketing do influenciador de acordo.
  • Medições de custo – não dá para dizer, mas mantenha uma noção adequada de quanto você está investindo em todos os aspectos da sua campanha.

O marketing de influência pode fazer maravilhas pela sua marca. Mas a única maneira de saber se isso está realmente acontecendo é monitorando as métricas certas.

Existem inúmeros KPIs de marketing de influência que podem ser rastreados. Mas cada marca, indústria ou comerciante pode ter objetivos diferentes. Antes de mais nada, é preciso descobrir qual deles se aplica mais a você.



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